Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige
prática e dedicação. Não existem fórmulas mágicas: o exercício contínuo, aliado
à leitura de bons autores, e a reflexão são indispensáveis para a criação de
bons textos. Nesta seção, serão apontadas algumas características que você
deverá observar na produção de seus textos. Desejamos que as dicas apresentadas
sejam bastante úteis a você.
Ler, escrever e pensar
|
Saber escrever pressupõe, antes de mais nada, saber
ler e pensar. O pensamento é expresso por palavras, que são registradas na
escrita, que por sua vez é interpretada pela leitura. Como essas atividades
estão intimamente relacionadas, podemos concluir que quem não pensa (ou pensa
mal), não escreve (ou escreve mal); quem não lê (ou lê mal) não escreve (ou
escreve mal).
Ler, portanto, é fundamental para escrever. Mas não
basta ler, é preciso entender o que se lê. Entender significa ir além do
simples significado das palavras que aparecem no texto. É preciso, também,
compreender o sentido das frases, para que se alcance uma das finalidades da
leitura: a compreensão de ideias e, num segundo momento, os recursos utilizados
pelo autor na elaboração do texto.
Apesar do grande poder dos meios eletrônicos, a
leitura é ainda uma das formas mais ricas de informação, pois grande parte do
conhecimento nos é apresentado sob forma de linguagem escrita.
Lembre-se: estar bem informado é
uma das normas mais importantes para quem quer escrever bem.
A Redação no Vestibular
|
Em vestibulares e concursos, a prova de Redação é
um grande fator de eliminação. Através dela, as instituições têm um indicador
mais concreto da formação do aluno, diferentemente das questões de múltipla
escolha. Geralmente, exige-se que o candidato produza um texto dissertativo. Em
menor proporção, podem ser solicitados ainda textos narrativos ou descritivos.
Conheça as características de cada um desses textos:
1 - DISSERTAÇÃO: dissertar
significa “falar sobre”. É o texto em que se expõem ideias, seguidas de
argumentos que as comprovem. Na dissertação, você deve revelar sua opinião a
respeito do assunto.
2 - DESCRIÇÃO: texto em que se
indicam as características de um determinado objeto, pessoa, ambiente ou
paisagem. Na descrição, você deve responder à pergunta: Como a
coisa (lugar / pessoa) é? É importante tentar usar os
mais variados sentidos: fale do aroma, dos cheiros, das cores, das sensações,
de tudo que envolve a realidade a ser descrita.
3 - NARRAÇÃO: texto em que
se contam fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens.
Lembre-se: você deve “narrar a ação”, respondendo à pergunta: O que aconteceu?
Dissertação -
Estrutura
1ª parte: Introdução
No primeiro parágrafo, o autor apresenta o tema que
será abordado.
Dica: anuncie
claramente o tema sobre o qual você escreverá e as delimitações propostas.
2ª parte: Desenvolvimento
Nos parágrafos subsequentes (geralmente dois), o
autor apresenta uma série de argumentos ordenados logicamente, a fim de
convencer o leitor.
Dica: argumente, discuta,
exponha suas ideias, prove o que você pensa.
3ª parte: Conclusão
No último parágrafo, o autor "amarra" as
ideias e procura transmitir uma mensagem ao leitor.
Dica: conclua de maneira
clara, simples, coerente, confirmando o que foi exposto no desenvolvimento.
Atenção:
A dissertação deve obedecer à extensão mínima
indicada na proposta, a qual costuma ser de 25 a 30 linhas, considerando letra
de tamanho regular. Inicialmente, utilize a folha de rascunho e, depois, passe
a limpo na folha de redação, sem rasuras e com letra legível. Utilize caneta;
lápis, apenas no rascunho.
Planejando a Dissertação I
|

Quando você deseja ir a algum lugar ao qual nunca
foi, você costuma, mesmo que mentalmente, elaborar um roteiro. Afinal de
contas, você sabe que, caso não se planeje, correrá o risco de ficar rodando à
toa e não chegar ao destino, e, se chegar, terá perdido mais tempo que o
previsto.
Ao elaborarmos uma redação, não é diferente: se não
tivermos um plano ou um roteiro previamente preparados, corremos o risco de
ficar dando voltas em torno do tema, não chegando a lugar nenhum. Por isso,
antes de escrever sua redação, é preciso planejá-la bem, procurando elaborar um
esquema. Mas cuidado, não confunda esquema com rascunho! Esquema é
um guia que estabelecemos para ser seguido, no qual colocamos em frases
sucintas (ou mesmo palavras) o roteiro para a elaboração do texto. No rascunho,
por outro lado, damos forma à redação, pois nele as ideias colocadas no esquema
passam a ser redigidas, tomando a forma de frases que aos poucos se transformam
em um texto coerente.
O primeiro passo para a elaboração do esquema é ter
entendido o tema, pois de nada adiantará um ótimo esquema se ele não estiver
adequado ao tema proposto. Em seguida, você poderá dividir seu esquema nas três
partes básicas - introdução, desenvolvimento e conclusão. Na Introdução, é
necessário informar a tese que você irá defender. No Desenvolvimento, escreva
palavras capazes de resumir os argumentos que você apresentará para sustentar
sua tese. Na Conclusão, escreva palavras que representem sua ideia final.
Atenção: quando você
estiver fazendo o esquema do desenvolvimento, surgirão inúmeras ideias.
Registre-as todas, mesmo que mais tarde você não venha a utilizá-las. Essas
ideias normalmente vêm sem ordem alguma; por isso, mais tarde, é preciso
ordená-las, selecionando as melhores e colocando-as em ordem de importância.
Esse processo é conhecido como hierarquização das ideias.
Veja a seguir, um exemplo de esquema com as ideias
já hierarquizadas:
Tema: Pena de morte: você é
contra ou a favor?
|
Introdução:
contra - não resolve
Desenvolvimento:
1º parágrafo: direito à vida - religião
2º parágrafo: outros países - Estados Unidos
Conclusão:
ineficaz; solução: erradicação da miséria
Feito o esquema, é só segui-lo passo a passo,
transformando as palavras em frases, dando forma à sua redação.
Planejando a Dissertação II
|

Veja a seguir outro tipo de roteiro. Siga os
passos:
1) Interrogue o tema;
2) Responda-o de acordo com a sua opinião;
3) Apresente um argumento básico;
4) Apresente argumentos auxiliares;
5) Apresente um fato-exemplo;
6) Conclua.
Vamos supor que o tema de redação proposto seja: Nenhum
homem vive sozinho. Tente seguir o roteiro:
1. Transforme o tema em uma pergunta:
Nenhum homem vive sozinho?
2. Procure responder essa
pergunta, de um modo simples e claro, concordando ou discordando (ou
concordando em parte e discordando em parte): essa resposta é o seu ponto de
vista.
3. Pergunte a você mesmo, o porquê
de sua resposta, uma causa, um motivo, uma razão para justificar sua posição:
aí estará o seu argumento principal.
4. Agora, procure descobrir outros
motivos que ajudem a defender o seu ponto de vista, a fundamentar sua posição.
Estes serão os argumentos auxiliares.
5. Em seguida, procure algum fato
que sirva de exemplo para reforçar a sua posição. Este fato-exemplo pode
vir de sua memória visual, das coisas que você ouviu, do que você leu. Pode ser
um fato da vida política, econômica, social. Pode ser um fato histórico. Ele
precisa ser bastante expressivo e coerente com o seu ponto de vista. O
fato-exemplo geralmente dá força e clareza à argumentação. Além disso,
pessoaliza o nosso texto, diferenciando-o dos demais.
6. A partir desses
elementos, você terá o rascunho de sua redação.
Dicas para fazer uma boa redação
|

Atualmente, a prova de redação é um diferencial
importante na classificação em concursos. Para garantir um bom resultado
em seus textos, não deixe de ler as dicas que selecionamos.
SIMPLICIDADE
Use palavras conhecidas e adequadas.
Para ter um bom domínio do texto, prefira frases curtas. Cuidado
para não mudar de assunto de repente. Conduza o leitor de maneira leve pela
linha de argumentação.
CLAREZA
O segredo está em não deixar nada subentendido, nem
imaginar que o leitor sabe o que você quer dizer. Evidencie todo o conteúdo da
sua escrita. Lembre-se: você está comunicando a sua opinião, falando de suas
ideias, narrando um fato. O mais importante é fazer-se entender.
OBJETIVIDADE
Você tem que expressar o máximo de conteúdo com o
menor número de palavras possíveis. Por isso, não repita ideias, não use
palavras em excesso buscando aumentar o número de linhas.
Concentre-se no que é realmente necessário para o texto.
UNIDADE
Não esqueça, o texto deve ter unidade, por mais
longo que seja. V
ocê deve traçar uma linha coerente do começo ao final do
texto. Não pode perder de vista essa trajetória. Por isso, muita atenção no que
escreve para não se perder e fugir do assunto. Eliminar o desnecessário é um
dos caminhos para não se perder.
COERÊNCIA
A coerência entre todas as partes do texto é fator
primordial para a boa escrita. É necessário que as
partes formem um todo. Estabeleça uma ordem para que as ideias se completem
e formem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as consequências.
ORDEM
Obedecer uma ordem cronológica é uma maneira de
acertar sempre, apesar de não ser criativa. Nesta linha, parta do geral para o
particular, do objetivo para o subjetivo, do concreto para o abstrato. Use
figuras de linguagem para que o texto fique interessante. As metáforas também
enriquecem a redação.
ÊNFASE
Procure chamar a atenção para o assunto com
palavras fortes, cheias de significado, principalmente no início da narrativa.
Use o mesmo recurso para destacar trechos importantes. Uma boa conclusão é
essencial para mostrar a importância do assunto escolhido. Remeter o leitor à
ideia inicial é uma boa maneira de fechar o texto.
LEIA E RELEIA
Lembre-se, é fundamental pensar, planejar, escrever
e reler seu texto. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que você não consiga
se expressar de forma clara e concisa. A pressa pode atrapalhar. Com calma,
verifique se os períodos não ficaram longos, obscuros. Veja se você não repetiu
palavras e ideias. À medida que você relê o texto, essas falhas aparecem,
inclusive, erros de ortografia e acentuação. Não se apegue ao escrito. Refaça,
se for preciso.
Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige
prática e dedicação. Não existem fórmulas mágicas: o exercício contínuo, aliado
à leitura de bons autores, e a reflexão são indispensáveis para a criação de
bons textos. Nesta seção, serão apontadas algumas características que você
deverá observar na produção de seus textos. Desejamos que as dicas apresentadas
sejam bastante úteis a você.
Ler, escrever e pensar
|
Saber escrever pressupõe, antes de mais nada, saber
ler e pensar. O pensamento é expresso por palavras, que são registradas na
escrita, que por sua vez é interpretada pela leitura. Como essas atividades
estão intimamente relacionadas, podemos concluir que quem não pensa (ou pensa
mal), não escreve (ou escreve mal); quem não lê (ou lê mal) não escreve (ou
escreve mal).
Ler, portanto, é fundamental para escrever. Mas não
basta ler, é preciso entender o que se lê. Entender significa ir além do
simples significado das palavras que aparecem no texto. É preciso, também,
compreender o sentido das frases, para que se alcance uma das finalidades da
leitura: a compreensão de ideias e, num segundo momento, os recursos utilizados
pelo autor na elaboração do texto.
Apesar do grande poder dos meios eletrônicos, a
leitura é ainda uma das formas mais ricas de informação, pois grande parte do
conhecimento nos é apresentado sob forma de linguagem escrita.
Lembre-se: estar bem informado é
uma das normas mais importantes para quem quer escrever bem.
A Redação no Vestibular
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Em vestibulares e concursos, a prova de Redação é
um grande fator de eliminação. Através dela, as instituições têm um indicador
mais concreto da formação do aluno, diferentemente das questões de múltipla
escolha. Geralmente, exige-se que o candidato produza um texto dissertativo. Em
menor proporção, podem ser solicitados ainda textos narrativos ou descritivos.
Conheça as características de cada um desses textos:
1 - DISSERTAÇÃO: dissertar
significa “falar sobre”. É o texto em que se expõem ideias, seguidas de
argumentos que as comprovem. Na dissertação, você deve revelar sua opinião a
respeito do assunto.
2 - DESCRIÇÃO: texto em que se
indicam as características de um determinado objeto, pessoa, ambiente ou
paisagem. Na descrição, você deve responder à pergunta: Como a
coisa (lugar / pessoa) é? É importante tentar usar os
mais variados sentidos: fale do aroma, dos cheiros, das cores, das sensações,
de tudo que envolve a realidade a ser descrita.
3 - NARRAÇÃO: texto em que
se contam fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens.
Lembre-se: você deve “narrar a ação”, respondendo à pergunta: O que aconteceu?
Dissertação -
Estrutura
1ª parte: Introdução
No primeiro parágrafo, o autor apresenta o tema que
será abordado.
Dica: anuncie
claramente o tema sobre o qual você escreverá e as delimitações propostas.
2ª parte: Desenvolvimento
Nos parágrafos subsequentes (geralmente dois), o
autor apresenta uma série de argumentos ordenados logicamente, a fim de
convencer o leitor.
Dica: argumente, discuta,
exponha suas ideias, prove o que você pensa.
3ª parte: Conclusão
No último parágrafo, o autor "amarra" as
ideias e procura transmitir uma mensagem ao leitor.
Dica: conclua de maneira
clara, simples, coerente, confirmando o que foi exposto no desenvolvimento.
Atenção:
A dissertação deve obedecer à extensão mínima
indicada na proposta, a qual costuma ser de 25 a 30 linhas, considerando letra
de tamanho regular. Inicialmente, utilize a folha de rascunho e, depois, passe
a limpo na folha de redação, sem rasuras e com letra legível. Utilize caneta;
lápis, apenas no rascunho.
Planejando a Dissertação I
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Quando você deseja ir a algum lugar ao qual nunca
foi, você costuma, mesmo que mentalmente, elaborar um roteiro. Afinal de
contas, você sabe que, caso não se planeje, correrá o risco de ficar rodando à
toa e não chegar ao destino, e, se chegar, terá perdido mais tempo que o
previsto.
Ao elaborarmos uma redação, não é diferente: se não
tivermos um plano ou um roteiro previamente preparados, corremos o risco de
ficar dando voltas em torno do tema, não chegando a lugar nenhum. Por isso,
antes de escrever sua redação, é preciso planejá-la bem, procurando elaborar um
esquema. Mas cuidado, não confunda esquema com rascunho! Esquema é
um guia que estabelecemos para ser seguido, no qual colocamos em frases
sucintas (ou mesmo palavras) o roteiro para a elaboração do texto. No rascunho,
por outro lado, damos forma à redação, pois nele as ideias colocadas no esquema
passam a ser redigidas, tomando a forma de frases que aos poucos se transformam
em um texto coerente.
O primeiro passo para a elaboração do esquema é ter
entendido o tema, pois de nada adiantará um ótimo esquema se ele não estiver
adequado ao tema proposto. Em seguida, você poderá dividir seu esquema nas três
partes básicas - introdução, desenvolvimento e conclusão. Na Introdução, é
necessário informar a tese que você irá defender. No Desenvolvimento, escreva
palavras capazes de resumir os argumentos que você apresentará para sustentar
sua tese. Na Conclusão, escreva palavras que representem sua ideia final.
Atenção: quando você
estiver fazendo o esquema do desenvolvimento, surgirão inúmeras ideias.
Registre-as todas, mesmo que mais tarde você não venha a utilizá-las. Essas
ideias normalmente vêm sem ordem alguma; por isso, mais tarde, é preciso
ordená-las, selecionando as melhores e colocando-as em ordem de importância.
Esse processo é conhecido como hierarquização das ideias.
Veja a seguir, um exemplo de esquema com as ideias
já hierarquizadas:
Tema: Pena de morte: você é
contra ou a favor?
|
Introdução:
contra - não resolve
Desenvolvimento:
1º parágrafo: direito à vida - religião
2º parágrafo: outros países - Estados Unidos
Conclusão:
ineficaz; solução: erradicação da miséria
Feito o esquema, é só segui-lo passo a passo,
transformando as palavras em frases, dando forma à sua redação.
Planejando a Dissertação II
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Veja a seguir outro tipo de roteiro. Siga os
passos:
1) Interrogue o tema;
2) Responda-o de acordo com a sua opinião;
3) Apresente um argumento básico;
4) Apresente argumentos auxiliares;
6) Conclua.
Vamos supor que o tema de redação proposto seja: Nenhum
homem vive sozinho. Tente seguir o roteiro:
1. Transforme o tema em uma pergunta:
Nenhum homem vive sozinho?
2. Procure responder essa
pergunta, de um modo simples e claro, concordando ou discordando (ou
concordando em parte e discordando em parte): essa resposta é o seu ponto de
vista.
3. Pergunte a você mesmo, o porquê
de sua resposta, uma causa, um motivo, uma razão para justificar sua posição:
aí estará o seu argumento principal.
4. Agora, procure descobrir outros
motivos que ajudem a defender o seu ponto de vista, a fundamentar sua posição.
Estes serão os argumentos auxiliares.
5. Em seguida, procure algum fato
que sirva de exemplo para reforçar a sua posição. Este fato-exemplo pode
vir de sua memória visual, das coisas que você ouviu, do que você leu. Pode ser
um fato da vida política, econômica, social. Pode ser um fato histórico. Ele
precisa ser bastante expressivo e coerente com o seu ponto de vista. O
fato-exemplo geralmente dá força e clareza à argumentação. Além disso,
pessoaliza o nosso texto, diferenciando-o dos demais.
6. A partir desses
elementos, você terá o rascunho de sua redação.
Dicas para fazer uma boa redação
|
Atualmente, a prova de redação é um diferencial
importante na classificação em concursos. Para garantir um bom resultado
em seus textos, não deixe de ler as dicas que selecionamos.
SIMPLICIDADE
Use palavras conhecidas e adequadas.
Para ter um bom domínio do texto, prefira frases curtas. Cuidado
para não mudar de assunto de repente. Conduza o leitor de maneira leve pela
linha de argumentação.
CLAREZA
O segredo está em não deixar nada subentendido, nem
imaginar que o leitor sabe o que você quer dizer. Evidencie todo o conteúdo da
sua escrita. Lembre-se: você está comunicando a sua opinião, falando de suas
ideias, narrando um fato. O mais importante é fazer-se entender.
OBJETIVIDADE
Você tem que expressar o máximo de conteúdo com o
menor número de palavras possíveis. Por isso, não repita ideias, não use
palavras em excesso buscando aumentar o número de linhas.
Concentre-se no que é realmente necessário para o texto.
Não esqueça, o texto deve ter unidade, por mais
longo que seja. Você deve traçar uma linha coerente do começo ao final do
texto. Não pode perder de vista essa trajetória. Por isso, muita atenção no que
escreve para não se perder e fugir do assunto. Eliminar o desnecessário é um
dos caminhos para não se perder.
COERÊNCIA
A coerência entre todas as partes do texto é fator
primordial para a boa escrita. É necessário que as
partes formem um todo. Estabeleça uma ordem para que as ideias se completem
e formem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as consequências.
ORDEM
Obedecer uma ordem cronológica é uma maneira de
acertar sempre, apesar de não ser criativa. Nesta linha, parta do geral para o
particular, do objetivo para o subjetivo, do concreto para o abstrato. Use
figuras de linguagem para que o texto fique interessante. As metáforas também
enriquecem a redação.
ÊNFASE
Procure chamar a atenção para o assunto com
palavras fortes, cheias de significado, principalmente no início da narrativa.
Use o mesmo recurso para destacar trechos importantes. Uma boa conclusão é
essencial para mostrar a importância do assunto escolhido. Remeter o leitor à
ideia inicial é uma boa maneira de fechar o texto.
LEIA E RELEIA
Lembre-se, é fundamental pensar, planejar, escrever
e reler seu texto. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que você não consiga
se expressar de forma clara e concisa. A pressa pode atrapalhar. Com calma,
verifique se os períodos não ficaram longos, obscuros. Veja se você não repetiu
palavras e ideias. À medida que você relê o texto, essas falhas aparecem,
inclusive, erros de ortografia e acentuação. Não se apegue ao escrito. Refaça,
se for preciso.
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